sábado, 18 de agosto de 2012


INTOCÁVEIS

Se há um cinema que tem evoluído a olhos vistos, este  é o cinema francês.Quando falo em evolução, refiro-me em todos os sentidos...Visto como sisudo e cabeça, há muito o cinema francês vinha sedimentando-se em comédias, nem sempre bem recebidas pelo público mundial, reforçando uma tendência a construção de obras para francês ver... 
Mudou e mudou para melhor. Os últimos lançamentos saíram do lugar comum, as comédias meio sem graça, os temas engessados... O exemplo maior disso é sua maior bilheteria ano passado, o saboroso INTOCÁVEIS... Baseado numa história real, o que poderia ser um dramalhão ganha contornos de humanidade lançando mão de um humor sadio, (nada das comuns investidas americanas no humor escatológico ou sem graça). Aqui o que se encontra é uma gostosa comédia de conteúdo com uma dobradinha de atores talentosos de fazer inveja:  François Cluzet(Lembram dele em Até a Eternidade???) e Omar Sy. A química estabelecida entre eles é impressionante...E diga-se de passagem, o trabalho do Francois é digno de indicação ao Oscar, uma daquelas interpretações para não se esquecer: Preso a uma cadeira de rodas, imobilizado do pescoço aos pés só lhe restam as expressões faciais, que aliás, usa com bastante propriedade, o que lhe confere uma atuação ímpar, um primoroso ping-pong com Omar Sy de fazer inveja. Aliás, o François esta sendo o que o Ricardo Darín é para a Argentina: Unanimidade... Atentar para a excelente trilha sonora (Nina Simone, esplendorosa como sempre marca presença). O filme faz parte da programação do Festival VARILUX de Cinema Francês 2012, cujas películas estão em cartaz no ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA GLAUBER ROCHA e  SALA DE ARTE CINEMA DO MUSEU.
O festival acontece anualmente e vem crescendo na distribuição como também em qualidade, numa seleção primorosa que evidencia o salto dado pela produção atual do cinema francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário