segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Caminho

Ainda estão frescas na memória e tenho certeza, ficarão para a eternidade, as imagens, as sensações e principalmente a boa energia que colhi ao longo das centenas de Kms andados para chegar a Santiago de Compostela... Há 15 dias finalizei este busca, me emocionei e chorei muito ao concluir uma proposta desafiadora que foi um divisor de águas na minha vida... Muita já tinha ouvido falar, muito já havia  lido, pesquisado, avaliado... Nada como vivenciar... Estaria me enganando se tivesse agora palavras, expressões e argumentos para, com clareza, descrever o que significou para mim esta experiência. Sem nenhum sintoma de egoísmo, resta-se dizer que, do muito que aprendi, há uma dificuldade imensa na busca de palavras para melhor me expressar... Muito já tenho dito aos parentes, aos amigos, aos colegas, mas creio que este muito, é na minha concepção, o mínimo perto do que guardo comigo, do indizível(liberdade poética....), do que somente a mínima partícula do universo do meu ser guarda, e ele, somente ele há de saber... Registrei o que pude, sofri com o peso do equipamento fotográfico, numa tentativa de colher o máximo que pudesse de informações... Fotografei, filmei, gravei áudio, enfim, tenho informações que julgava impossível de ter... E, ainda que em meio a emoção que se apoderava de mim na vivencia de cada fato novo, esforcei-me para poder captá-las de alguma forma, um esforço aliás, hercúleo, afinal havia momentos que a escolha era inevitável... Ou vivia com toda  intensidade aquele momento novo e ímpar que me era presenteado  ou me preocupava com registros para partilhar... 
Ainda não me sinto pronto para, em meio ao universo registrado, selecionar e organizar um material bacana para publicação... Devo levar algum tempo ainda para estar pronto e iniciar este processo que, apesar de prazeroso, certamente será saudoso e de certa forma doloroso, mas tenho certeza, me fará muito feliz(mais) e certamente fará muita gente também, que através dos meus olhos e das minhas sensações poderá ter acesso a um pouco do muito que é o Caminho. Acordar hoje ainda continua sendo um exercício e uma constante volta às manhãs acordadas em meio ao Caminho e o início de cada caminhada desenvolvida diariamente ao longo dos 37 dias... Uma mistura de pesar (por ter acabado) e alegria (por ter conseguido)...Conviver com essa dualidade de sensações tem sido uma ginástica sem precedentes, mas como ferramenta de aprendizado, é de uma importancia sem limites e de uma magnitude sem igual.
Falar hoje das mudanças e da transformação, parece lugar comum, afinal se tornou chavão para os que esperam os que vão, e folclore para os que chegam... Fico fora deste mérito, e em meio a todas estas especulações só posso adiantar: Tudo que acontece na nossa vida é transformador desde quando nos propomos a absorver o que o universo e as pessoas tem a nos oferecer. É óbvio que umas mais que outras, e infelizmente, algumas nada. Resta-nos portanto, saber aproveitar. O Caminho, acima de tudo isso é concreto, único... Deixa marcas, amplia visão, alarga horizontes, e isso, para aqueles que tiverem o mérito, a coragem e a determinação é TUDO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário