quinta-feira, 11 de novembro de 2021


DEAR EVAN HANSEN

DEAR EVAN HANSEN poderia passar por mais um daquelas comédias adolescentes em meio ao universo escolar e seus embates familiares... Ai inclusos os bichos grilo, incompreendidos e com extrema dificuldade de relacionamentos, vítimas de abusos e de inúmeras consequências. Adaptação do premiado musical de Beni Pasek e Justin Paul, dirigido agora para o cinema por Stephen Chbosky, roteirizado por Steven Levenson. Protagonizado por Ben Platt que aqui repete a premiada atuação no musical de grande sucesso, inclusive premiado. O filme fez grande burburinho em sua estreia no festival de Toronto, setembro passado.

Evan é um adolescente com dificuldades de relacionamento pessoal, vive sendo humilhado pelos colegas e praticamente a margem dos grupos. Filho de pais separados, mora com a mãe que pouco lhe dá atenção, centrando sua preocupação na medicação e demandas do psicólogo que lhe acompanha... Tudo muda quando um dos alunos da escola comete suicídio. E ficamos por aqui para evitar spoiler. Prato cheio para uma abordagem séria e necessária o filme faz uma viagem no universo das relações familiares que sofrem quando da relação com adolescentes e suas consequências em meio ao ambiente familiar que, misturado a vida paralela nas redes sociais dão um nó muitas vezes difícil de desatar.  

A princípio, a impressão que se tem é tratar-se de mais uma comédia sessão da tarde onde o universo adolescente é abordado em meio ao ambiente escolar e os embates no núcleo familiar, tema aliás, discutido a exaustão... DEAR surpreende por não ser apenas isso, se aprofunda mais e chega a ser cruel para os mais sensíveis em suas abordagens e questionamentos. Por tratar-se aqui de um musical, muito da força dramática do filme é diluída, principalmente nos diálogos substituídos pelas canções. A cultura dos musicais ainda se arrasta por aqui, ainda não se cultiva regular apreciação...Geralmente a enxurrada de músicas em meio aos diálogos começa a ser tediosa e cansativa a partir da terceira apresentada... No caso deste filme a força da história e sua dramaticidade ajudam a transpô-las no aguardo do que vem a seguir. Contando com a atuação premiada de Bem Plat como Evan que nos brinda com um trabalho de corpo espetacular, olhares emblemáticos e silêncios esclarecedores, sua atuação é um dos méritos do filme, repete aqui sua premiada atuação no palco com louvor. Com as presenças das excelentes Amy Adams e Julianne Moore, ambas em excelentes e incorrigíveis atuações, o filme ainda que irregular e por vezes amargo não decepciona... A atuação da Kaitlyn Dever como Zoe, irmã do suicida tem momentos de grande e emocionante atuação em meio ao núcleo familiar retratado no contexto. Colton Ryan  como Connor, o suicida não deixa por menos e surpreende nas poucas, mas fundamentais,  cenas. Outro aspecto positivo é sua trilha sonora, belas composições e interpretações a altura...Prestem atenção na canção You Will Be Found com o Sam Smith & Summer Walker.

Ficha Técnica:

Título original Dear Evan Hansen

Direção: Stephen Chbosky

Roteiro: Steven Levenson

Elenco: Ben Platt, julianne Moore, Amy Adams, Kaitlyn Dever, Colton Ryan

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário