quinta-feira, 19 de junho de 2014

 
 
 
 
Estou na reta final do livro "O RÉU e o REI"... Quando o peguei imaginei a catarse que seria e o quanto de desencanto poderia gerar... Não estava enganado... O livro começa narrando a audiência da ação movida por Roberto Carlos contra o autor Paulo César e volta ao começo de tudo... É admirável e encantadora a força e determinação do Paulo e seu amor pelo seu ídolo, desde a infância, o rei Roberto Carlos. Com um texto enxuto e gostoso de ler ele faz um passeio pela MPB, costurando histórias e experiências, todas elas girando em torno do Rei e seu obsessivo desejo de entrevista-lo para conclusão dos trabalhos que gerariam o livro " ROBERTO CARLOS em Detalhes". Anos e anos de determinação (15 aproximadamente)... Como é bonito de se ver sua determinação, sua paciência e, sobretudo, sua sabedoria ao lhe dar com situações contornadas que poderiam por tudo a perder. Estou, especificadamente, no momento do lançamento do livro e da reação de Roberto Carlos, tipo: não li, não vou ler e não gostei... Estou mandando processar... Não li RC em Detalhes, no entanto ouvi vários depoimentos de leitores unânimes em dizer: É uma obra prima, um vasto painel da MPB e de seu envolvimento com a história do Roberto. Estão lá as histórias que se cruzam dos grandes ícones da MPB, a própria evolução da história da discografia na Brasil, seu auge, seu declínio, suas mudanças e adaptações às novas mídias... Um relato transparente e minucioso... Chega a ser didático.... Uma história que os amantes da música não podem se eximir de ler. Uma leitura obrigatória....
Estou num misto de encantamento e de decepção(junte-se a isso um pouquinho de raiva)... Como o Paulo deve ter sofrido e sofre depois de todas as situações vividas e as que ainda vive... a vontade que sinto é sentar com ele e fuzila-lo de questionamentos... Depois de tudo, qual o seu real sentimento, hoje, pelo seu ídolo, pelo Rei, que certamente, estaria em situação muito mais confortável se este tão comentado e esperado livro chegasse as pessoas? Que sentimento hoje o move e o motiva a continuar a escrever depois desta experiência???
Sei que muito me aguarda e o filé desta história ainda estar por vir...
Uma dica: Leiam, divulguem... Esta problemática passa muito além de uma simples proibição bibliográfica... Trata-se de uma questão muito maior: De liberdade de expressão, e esta, independente de amor a música, dentre outras coisas, é de interesse geral, de todos!!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário