quinta-feira, 23 de maio de 2013

 
 
UMA ILHA... Chamada CUBA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Adentrar o universo de CUBA, a ilha é exercício dos mais exuberantes. Muito se fala de seus antagonismos, muito de especula sobre sua condição, muito se folcloriza a respeito de sua realidade, que, pra inicio de conversa tem que ser vivenciado... Nada que for comentado ou minuciosamente relatado há de fazer frente a realidade que se descortina no passo a passo dos seus dias, no calor do seu povo, na magnifica arquitetura e no sistema que a norteia.
Fazer esta jornada foi uma espécie de desafio, um gratificante desafio magistralmente positivo e surpreendente. Se você em alguma época de propor a tal aventura, se desnude de todos os relatos, esqueça as vivencias outras e parta de coração aberto para construir a sua, e acredite, um manancial de experiências te esperam e certamente te SURPREENDERÃO!
Algumas dicas, apenas para nortearem o teu percurso:
1. Não abra mão da caminhada ao longo do Malecon, avenida a beira mar com uma exuberante arquitetura e uma brisa indescritível.
2. Visite a Bodeguita Del Médio, bar temático que prepara um Mojito como em nenhum outro lugar, sem esquecer é claro de deixar seu autógrafo numas das paredes ou do teto... E o faça rápido, a qualquer momento não mais haverá espaço para tal... Ah! Experimente a Roupa Velha, um prato bacana, especialidade do lugar.
2. Faça um tour por todos os imponentes prédios da Havana Velha, sem esquecer nesta lista o Capitólio e o Gran Teatro de Habana, o entorno da Plaza das Armas e La Plaza Vieja, recentemente recuperada.
3. Experimente uma agradável noite na TROPICANA, um dos mais antigos Cabarés das américas. Lá você se surpreenderá com  seu magnifico jardim, suas imponentes instalações e o exuberante show que foi meticulosamente preparado para turista mesmo, algo por vezes folclórico, mas imperdível!
4. Visite o maior numero de museus que puder. Os imperdíveis e obrigatórios:
Casa de Che
Museu de Arte Cubano
Museu da Revolução
A Casa de Hemingway
5. Havana também é gastronomia. Experimente, você não vai se arrepender:
Los Nardos, Chanchullers e Casa de La Parra são boas e baratas opções.
6. Lugares simples, porém bucólicos e significativos, muitas vzes fora do grande circuito de visitas:
Jardim em Homenagem a princesa Diana
Estátua de El Caballero e Chopin, ambas nos arredores  da igreja de São Francisco
Escultura de Madre Tereza de Calcutá, arredores da Igreja de São Francisco
Estatua de Hemingway no El Floridita
Estátua de Antônio Gades, na praça da \Catedral
El Cruceiro, arredores da Igreja de São Francisco
7. Imperdível a cerimonia do tiro de canhão que acontece diariamente pontualmente as 21h na Fortaleza de São Carlos.
8. Camera Escura, espetáculo em tempo real, através de efeito óptico, onde imagens da cidade são projetadas numa pantalla côncava. Esta é considerada a primeira na américa, umas cinco existentes no mundo. As outras estão na Inglaterra, Espanha e Portugal.
9. Visite o Cristo de Havana na fortaleza de São Carlos, no percurso você passará por um túnel aquático. Sim, a travessia é feita sob as aguas do mar. 
10. O sorvete na Copellia é obrigatório além de folclórico. Não estranhe a fila, os turistas tem acesso especial... Uma dica: Vale a experiência de ficar na fila e conhecer o outro lado.

Esta matéria continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário