domingo, 31 de julho de 2011

Festival de teatro apresenta espetáculos a preços populares - Notícias - SEI Eventos - Salvador Bahia



Festival de Teatro apresenta espetáculos a preços populares.






Vamos ao TEATRO! Neste período (03 a 28 de agosto) Salvador oferece um banquete para os sentidos num Festival ímpar, pelo primor na qualidade dos espetáculos selecionados. Confira:




Salvador vai sediar a primeira edição do Festival Bahia em Cena, de 3 a 28 de agosto. Espetáculos teatrais serão apresentados em oito espaços culturais da cidade, com o preço de R$ 10 (inteira).Além das peças teatrais, o festival também terá debates, palestras e diversas ações de formação de público e fomento ao teatro. Entre as peças que participam do festival, estão as premiadas Sebastião, Uma Vez Nada Mais, As Velhas, Pólvora e Poesia, O Melhor do Homem, Os Sonhos de Segismundo. O público infantil também foi contemplado na mostra, com a peça de teatro de bonecos e sombras O Pássaro do Sol.Ainda terá a estreia do monólogo Sargento Getúlio, baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro escrito há 40 anos. Escrita e dirigida por Gil Vicente, a peça homenageia o escritor baiano que completa 70 anos. O ator Carlo Betão vai interpretar o personagem principal.
Confira a programação completa:




As Velhas
Sinopse: Direção de Luiz Marfuz, texto de Lourdes Ramalho. Vencedora do Prêmio Braskem de 2010 na categoria melhor atriz (Andrea Elia). Conta a história de duas mulheres que lutam por suas terras, maridos e filhos, numa espiral de vingança e solidariedade, que termina por revelar a beleza trágica do sertão. Dramas passionaisvividos em meio à secura da terra, entre a impotência ou revolta para mudar a realidade.
Local: Teatro SESC Pelourinho
Horários: Sextas e Sábados, às 20h



* Peça Premiada - Andréa Elia (melhor atiz)

O Pássaro do Sol (infantil)
Sinopse: O conto que dá nome ao espetáculo é uma versão da lenda indígena da descoberta do fogo e narra a história de um jovem guerreiro que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A montagem investe no teatro de sombras animadas, com inúmeras figuras do imaginário indígena brasileiro.
Local: Teatro SESC Casa do Comércio
Horário: Sábados, às 16h Domingo, às 11h

Os Sonhos de Segismundo
Direção: Luis Alberto Alonso.
Sinopse: Trabalho intertextual inspirado nas obras Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, A Vida é Sonho de Calderón de la Barca, Obras Escolhidas de Eduardo Galiano,Literatura de Cordel e o Universo literário de Jorge Amado. Seis trovadores se reencontram na sua cidade natal, Macondo, da qual tinham emigrado e percebem que a cidade está seca e morta. Eles descobrem que o príncipe está preso numa torre, vítima de um jogo de Poder, e fazem uma Revolução.
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
Horário: Sábados e Domingos, às 20h

Sebastião
Direção e texto: Fábio Vidal.Um Nordestino, chamado Sebastião, vê-se envolvido em uma trama de perseguição depois que participa do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto de Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele por obra do acaso, recebe um tesouro dos céus que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Esta encenação constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos, que acontecem quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha (na Bahia), em 2007.
Local: Teatro SESI Rio Vermelho
Horário: Sábados e Domingos, às 20h

Uma Vez Nada Mais
De Hebe Alves. Com Aícha Marques e Maria Menezes.No palco, duas mulheres: de um lado, a costureira humilde e sonhadora, cujo amor não é correspondido. Do outro, sua cliente, uma noiva glamurosa prestes a concretizar sua felicidade. Aos poucos, elas descobrem que tem mais em comum do que pensam, compondo uma divertida tragédia amorosa.
Local: Teatro Jorge Amado
Horários: Sábados, às 20h Domingos, às 19h



* Atriz premiada : Aícha Marques

Pólvora & Poesia
Direção: Fernando Guerreiro. Texto: Alcides Nogueira.Pólvora e Poesia retrata um confronto entre a razão, a paixão e a vida desregrada de Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, dois poetas transformadores de seu tempo, vividos pelos atores Talis Castro (Rimbaud) e Caio Rodrigo (Verlaine). Deste conflito, nasce um amor tempestuoso, marcante e intenso.Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2010 nas categorias Direção e Melhor Espetáculo.
Local: Centro Cultural da Barroquinha
Horário: Sábados e Domingos, às 20h



* Peça Premiada - Melhor Direção e Melhor Espetáculo

O Melhor do Homem
De Djalma Thurler.O Melhor do Homem se passa em Manhattan, nos Estados Unidos, e fala da relação marginal, sexual, fascinante e excitante entre dois homens ex-presidiários. Os personagens Dean e Skyler instigam a sociedade a compreender a sexualidade como fenômeno cultural e histórico e a discutir a construção de identidades. O Melhor do Homem também volta seus olhos para os losers da sociedade americana, para as margens , espaço possível para transgressões e errâncias.
Local: Teatro Molière (Aliança Francesa)
Horário: Sábados e Domingos, às 20h

Sargento Getúlio
De Gil Vicente Tavares. Com Carlos Betão.Conta a história de Getúlio, um rude sargento que tem a missão de levar um prisioneiro, que é inimigo político de seu chefe de Paulo Afonso a Aracaju. No meio do caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas devido a seu temperamento avesso às mudanças, ele decide terminar a missão que lhe foi confiada, mesmo que tenha de matar para completá-la.
Local: Cine Cena Unijorge (shopping Itaigara)
Horário: Sábados e Domingos, às 20h



* Peça inédita
Fique atento: Espaço novo na cidade, mais um motivo para conferir!
** Foto que ilustra a matéria : Jussara Mathias em "As Velhas"



Fonte: A Tarde, acesso em 22 de jul de 2011.

Um comentário:

  1. Mário,


    Esta notícia é ótima!!! É claro que vou comparecer, não em todos, pq haja dinheiro, mas nos que eu puder!

    Mais uma vez obrigada pela informação!

    Um abraço

    ResponderExcluir