quinta-feira, 9 de janeiro de 2020



ADORÁVEIS MULHERES

Uma formula parece ser fatal: O romance clássico, a diretora da hora e um elenco de peso, inclua-se ai  coadjuvantes de luxo.... É nessa pegada que nos chega mais uma versão de imbatível Adoráveis Mulheres, baseado no romance da americana Louisa May Açcott, la dos idos de 1868...
A narrativa é simples, mas nem por isso  banal: A história de uma família cujo núcleo so de mulheres, cada uma com sua visão de mundo, seus sonhos e suas sofridas histórias...  Em tempos de feminismo sob todos os refletores, a narrativa ganha contornos outros e nos mostra a força e determinação de mulheres que, em épocas outras já mostravam a que vinham... Apesar de várias outras versões, a fórmula não se desgasta, e em mãos de uma diretora competente, com visão apurada de mundo e elenco estrelar então, não há muito que pensar!
Considero esta versão, uma das mais bacanas, trilha pontual, fotografia espetacular(há momentos de pura magia com uma construção de cena digna dos grandes ensaio fotográficos) e um cenário e figurino caprichados.
O único pecado, se é que assim pode ser considerado, é a famosa barriga ao longo de seu segundo terço. A  hístória perde o fôlego, se arrasta um pouco, para logo mais a frente voltar a seu viés realmente dramático e nos oferece um final caprichado, emotivamente bem construído sem ser piegas. Isso para uma narrativa que se propõe a ser romance, comédia e drama numa única sacada já é um grande mérito.
Com elenco jovem e talentosa que batem uma bolinha legal com as veteranas coadjuvantes, um charme especial em atuações que enriquecem, sem chamar atenção ou superiorizá-las, outro achado.
Greta Gerwig, em um bom e evolutivo momento, dirige aquele que talvez seja seu maior trabalho, na opinião deste que vos escreve...  Em um ano onde mais uma vez a mulher tem pouca ou nenhuma participação nas competições na direção, ela brilha soberana...
Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson e Florence Pugh formam um quarteto bacana, ora divertido, ora dramático, ora extremamente romântico numa construção de cenas e belas atuações que por si só valem o ingresso!
Ficha Técnica:
Adoráveis Mulheres
Direção: Greta Gerwig
 Roteiro: Sarah Polley e Greta Gerwig
Elenco: Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson e Florence Pugh, Maryl Streep, laura Der
 Sarah Polley e Greta Gerwig
Em cartaz a partir de 09.01.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário