quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um Verdadeiro INCÊNDIO




Com certo atraso, hoje assisti INCÊNDIOS, um dos filmes concorrentes a filme estrangeiro do Oscar 2011. Experiência daquelas que classificamos de única, este foi na realidade o melhor filme estrangeiro entre os selecionados... E olha que achei que o BIUTIFUL tivesse sofrido injustiça. Sempre gosto de lembrar que a categoria "filme estrangeiro" na minha opinião uma das mais dificieis e valorizadas. Por que? Porque se realmente fizer jus a premiação e a proposta dela, deve ser de longe um filme com temática universal, dinâmica e, sobretudo, deve emocionar, tocando cada pessoa, independente de sua lingua ou credo. Isso torna o filme, se me permitem assim dizer, muito mais valorizado do que qualquer uma das mais bem elaboradas, candidatas a bilheteria, das produções hollywoodianas...Sim, na maioria das vêzes contam com rios de dólares e em nenhum momento vemos na tela onde os mesmo foram gastos... Em contrapartida, um filme estrangeiro em sua totalidade, com orçamento apertado, fazem verdadeiros milagres. Fecho aqui o parêntese e volto a INCÊNDIOS... Não cabe aqui qualquer comentário ou breve resumo do filme pois ele é o do tipo que nos surpreende e qualquer revelação compromete a trama bem construída (baseado numa peça teatral, faz jus em cada milímetro sua adaptação). Com excelente trilha sonora, fotografia e elenco impecáveis merecia uma melhor distribuição. É o típico filme premiado e deixado na prateleira, isso porque os pseudo-críticos de plantão não se dão ao trabalho de assistí-lo perdendo tempo com mais das mesmas, repetidas resenhas das produções hollywoodianas.

Não faço ideia de como anda sua distribuição no país, mas posso adiantar: logo, logo seu diretor Denis Villeneuve deverá ser contemplado com um orçamentozinho nas alturas e convidado ao seleto grupo de diretores da academia estrelar... Afinal é sempre assim... Hollywood pode ter muita grana, mas é muito carente de talento...

Em tempo: Vejam o filme, e podem acreditar em algum cantinho da consciência de vocês algo, certamente, se modificará, aliás isso é premissa de todo filme que tem a pretenção de

ser eterno, e na realidade o faz sem a intenção de sê-lo. 5 estrelas para INCÊNDIOS. Villeneuve, por favor, não demore muito a voltar.

Um comentário:

  1. Muito bom o filme mesmo. Muito surpreendente e olhe que odeio filme francês, acabei perdendo o preconceito e abro a minha mente pra eles também depois de ter assistido Incêndios. Belíssima Indicação Mário!

    ResponderExcluir